Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Work Hours
Monday to Friday: 7AM - 7PM
Weekend: 10AM - 5PM
Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Work Hours
Monday to Friday: 7AM - 7PM
Weekend: 10AM - 5PM
Um caminhão de comprimento L_1 desloca-se em movimento retilíneo e uniforme (MRU) com velocidade escalar v , estando prestes a ser ultrapassado por um automóvel de comprimento L_2 , também em MRU, com velocidade 3v , no mesmo sentido do caminhão. Sabendo que L_1 = 2 \cdot L_2 , determine o tempo decorrido na ultrapassagem. Dê sua resposta em função de v e L_1 .
Trata-se de um problema clássico de cinemática: dois veículos estão andando em velocidades uniformes, na mesma direção e sentido, sendo que o veículo que vem atrás vem mais rapidamente e terminará por ultrapassar o veículo da frente.
O ponto de atenção em problemas desse tipo é que os veículos não são pontuais e, para ultrapassar totalmente o caminhão, o carro tem que alcançar o caminhão e ainda percorrer a soma dos comprimentos do caminhão e do carro. Isso fica mais claro na figura a seguir:
O problema dá as velocidades e comprimentos do caminhão e do carro. Temos apenas que calcular a velocidade do carro em relação ao caminhão e ver a distância que o carro deve percorrer para ultrapassar totalmente o caminhão.
O carro tem comprimento L_2 e o caminhão tem comprimento s = L_1 = 2 \cdot L_2 . Para o carro ultrapassar totalmente o caminhão, ele tem que percorrer a distância: s .
s = L_1 + L_2 = L_1 + \dfrac{L_1}{2}
A velocidade do carro em relação ao caminhão é:
v_{2_r} = 3v - v = 2v
Assim, usando a fórmula da equação horária do MU, temos:
s = s_0 + vt \\ \frac{3L_1}{2} =v_{2_r}t \Rightarrow \frac{3L_1}{2} =2vt \\ t = \frac{3L_1}{4v}