Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Work Hours
Monday to Friday: 7AM - 7PM
Weekend: 10AM - 5PM
Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Work Hours
Monday to Friday: 7AM - 7PM
Weekend: 10AM - 5PM
Uma lâmpada estroboscópica é usada para observar o movimento de um ventilador de 4 pás.
O enunciado descreve um ventilador de quatro pás sendo observado num ambiente iluminado por uma luz estroboscópica, de frequência 12 Hz .
Pensando fisicamente o problema, temos que: dada a frequência da lâmpada, ela vai acender doze vezes a cada segundo; para o ventilador parecer que está parado na mesma posição, ele deve mover-se de tal forma que as suas pás estejam na mesma posição a cada instante em que a lâmpada acende, nos dando a impressão de que as pás estão imóveis.
Este fenômeno se chama efeito estrobo e é melhor explicado aqui.
É feita uma marca numa das pás do ventilador e, com a luz estroboscópica com frequência de 12 Hz , a marca parece que está parada.
Bom, para isso acontecer, a marca tem que dar uma volta completa durante o intervalo de tempo entre dois acendimentos da luz. Assim a frequência do ventilador (número de voltas por segundo) vai ser a mesma da luz estroboscópica (número de vezes que a luz acende por segundo).
Mas… Pensando melhor, se a pá marcada der duas voltas completas durante o intervalo de tempo entre dois acendimentos da luz, ela também vai parecer que ficou imóvel. Se der três voltas completas, também, e assim por diante.
Portanto, a frequência do ventilador vai ser: 12 Hz, 24Hz, 36Hz, ..., n \cdot 12Hz , com n \in \mathbb{N^*} .
O problema diz agora que não há marcação nas pás e a luz estroboscópica tem frequência de 12 Hz .
Assim, para parecer que as pás estão imóveis, elas têm que “trocar de posição”, como na figura a seguir, durante o durante o intervalo de tempo entre dois acendimentos da luz.
Como o ventilador tem quatro pás, cada pá tem quem percorrer um quarto de volta durante o intervalo de tempo entre dois acendimentos da luz. Portanto, a frequência do ventilador (número de voltas por segundo) vai ser \dfrac{1}{4} da luz estroboscópica (número de vezes que a luz acende por segundo), sendo igual a 3 Hz .
Mas, analogamente ao item anterior, se a pá percorrer dois quartos de volta durante o intervalo de tempo entre dois acendimentos da luz, ela também vai parecer que ficou imóvel. Se percorrer três quartos, também, e assim por diante.
Portanto, a frequência do ventilador vai ser: 3 Hz, 6Hz, 12Hz, ..., n \cdot 3Hz , com n \in \mathbb{N^*} .