Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Work Hours
Monday to Friday: 7AM - 7PM
Weekend: 10AM - 5PM
Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Work Hours
Monday to Friday: 7AM - 7PM
Weekend: 10AM - 5PM
No Pão de Açúcar, Rio de Janeiro, temos o famoso bondinho suspenso que leva os turistas para o pico do morro. Dois cabos de aço paralelos correm em sentidos contrários, com uma mesma velocidade de módulo 36 \enspace km/h . A foto mostra os bondinhos quando vão se cruzar no meio do caminho.
Tendo cada bondinho uma largura de 6,0 m e um comprimento de 8,0 m , pergunta-se:
O problema apresenta o cruzamento dos bondinhos do Corcovado, com MU. O problema dá ainda as dimensões do bondinho (por sinal, a largura é uma informação desnecessária).
É um problema de velocidade relativa no qual temos que ficar atentos quanto ao referencial, caso contrário, a solução não sai.
Para um passageiro de um dos bondinhos, a velocidade relativa do outro bondinho é de 36 km/h + 36 km/h = 72 km/h . Mas 72 km/h = 72 \cdot 1.000 / 3.600s = 20 m/s
Um passageiro só vai ver o outro bondinho, enquanto um bonde estiver na frente do passageiro. Assim, o passageiro vê o bondinho enquanto os 8 m de seu comprimento passam na frente do passageiro, como na figura a seguir:
Portanto,
\begin{align*} & 20m -\!\!\!-\!\!\!- 1 s \\ & 8m \enspace -\!\!\!-\!\!\!- t_1 \\ \end{align*} \\ \therefore t_1 = 0,4s
Para um observador no solo, um bondinho cruza completamente o outro quando ele ultrapassa dois comprimentos de de bondinho, como esquematizado na figura a seguir:
Como a velocidade relativa entre os bondinhos permanece a mesma, mas a distância percorrida dobra, comparação ao item anterior, o cruzamento levará o dobro do tempo do item a. Portanto, T_2 = 0,8 s .